Como amaciar sapatos
Quando a forma do calçado pega no pé, o caminho das pedras é expandir horizontes: vale usar todo tipo de recursos domésticos para amolecer a dura realidade
1. É batata
Use uma batata como alargador na ponta do calçado – o formato é perfeito e elas podem ser encontradas em vários tamanhos. Há quem diga que descascá-las ajuda a hidratar o couro do sapato e até a absorver o mau odor de chulé, mas isso a SUPER não testou.
2. Esquente
Calce uma meia bem grossa (ou várias) e soque o pé no sapato sem dó – as meias não deixam o pé ficar esfolado. Aponte um secador de cabelo bem quente para o sapato por alguns minutos. Retire as meias e flutue nos novos sapatos velhos.
3. Congele
Encha saquinhos plásticos com água até a metade e coloque na ponta do sapato. Leve ao freezer e deixe passar a noite lá. Como o gelo ocupa mais volume que a água, seu sapato estará levemente expandido pela manhã.
4. Não queime depois de ler
Não descarte a mídia impressa. Amasse algumas folhas de jornal, encharque a bolota com álcool e introduza no calçado. Ao longo do dia, o álcool evapora e expande o papel.
Fontes: Life Hack e PopSugar Fashion.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com ícone de árvore e raio, texto OFERTA RELÂMPAGO Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo de notícias](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um ícone de raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: Super, Veja e uma menor, Guia Quatro Rodas. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)