GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como cobrar uma dívida?

Todo mundo tem aquele valor pendente com um amigo que precisou de uma grana em algum perrengue. Lembrou de alguém? Então aprenda a lembrá-lo também.

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. Marque um jantar

Se o devedor é um amigo e a dívida não for alta, escolha seu restaurante preferido ou aquele novo que você quer conhecer e combine de comerem lá. Capriche no pedido, mate a saudade com um bom papo, e, na hora da conta, lembre-o da dívida e diga que nem levou a carteira.

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

2. Crie uma meta

Se o clima não é amistoso, diga: “Lembra que você me deve? Preciso do dinheiro. Pode me pagar até domingo?” Além de fazer o pagamento soar positivo – põe o devedor como quem resolve um problema – o discurso estabelece um prazo.

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

3. Divida a sua dor

Se o montante é difícil de pagar, exponha os valores e diga que compreende a dificuldade em desembolsar tudo de uma vez. Em seguida, proponha um número de meses para que ele pague regularmente.

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

4. Leve-o “até o banco”

Esta é a última cartada: acesse um site de pagamento, como o Paypal, junto com o devedor. Programe um débito automático vinculado ao cartão de crédito dele e direcionado para a sua conta no serviço online. Se não der certo, chame-o para jantar de novo, e de novo, e de novo (sempre “esquecendo” a carteira)…

 

Fontes; Livro The Awkward Human Survival Guide, de Adam Dachis e Erica Elson.