GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como consertar o carro no sufoco

Vale até gambiarra pra não ficar parado na rua. Com o nosso kit, você não passa mais aperto!

 (Sattu/Superinteressante)

Carro flex consegue rodar com o álcool usado pra limpeza. Para chegar ao posto, use no mínimo 5 litros. Com utilitários e picapes a diesel, vale recorrer ao óleo de cozinha.

 

Coloque água no radiador e espere um pouco. Abra a tampa com cuidado (água quente!) e jogue duas claras – sem gemas – lá dentro. Elas endurecerão na água e vedarão o furo.

 

 (Sattu/Superinteressante)

Ache o furo. Procure principalmente perto do encaixe com peças metálicas. Corte fora o pedaço esburacado e ponha a mangueira de volta. Ou use esparadrapo para vedar os buracos.

 

Se o limpador de para-brisa estragar

Passe batatas ou fumo de cigarro (ainda não queimado) no vidro. A oleosidade deles fará a água escorrer mais rápido pelo vidro. E ainda reduzirá o embaçamento.

 

Aplique papel do tipo contact no vidro, do lado de dentro e de fora. Isso conterá a rachadura. E evitará que o para-brisa fique em estilhaços antes de você chegar à oficina.

 

Fontes: Fábio Fukuda, técnico mecânico do Fukuda Motorcenter e consultor técnico da revista QUATRO RODAS; José D’’Elia, engenheiro mecânico e consultor técnico da revista QUATRO RODAS; Ricardo de Andrade Bock, professor de engenharia mecânica do Centro Universitário da FEI.

Atenção: as dicas ajudam você a chegar à oficina ou ao posto. Use-as apenas em uma emergência. Do contrário, seu carro pode ficar detonado.