GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como descascar cebola sem chorar?

Pode parar com a choradeira: não são poucas as receitas para picar cebola sem se abalar emocionalmente...

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. Vento, ventania

Quando a cebola é cortada, exala várias substâncias. Duas delas, o óxido sulfúrico e a enzima alinase se unem formando o ácido sulfínico, que irrita os olhos. A irritação estimula a formação de lágrimas para lavar os olhos. Para evitar o choro, na hora do corte, ligue um ventilador em sua direção, na altura da barriga – isso afasta os gases do rosto.

2. Use muita água

Assim que descascá-la, use a água de três maneiras a seu favor: encharque as mãos ou a cebola inteira ou, melhor ainda, pique-a mergulhada em água. Assim, os gases exalados pela cebola reagem com as moléculas da água, e o ácido se forma antes de chegar aos olhos.

3. Boca a boca

Tampe o nariz e respire pela boca. De preferência, com a língua para fora. Assim, o gás reage primeiro com a umidade das mucosas bucais – os nervos olfativos e lacrimais serão poupados. O mesmo vale para aquela receita da vovó, de encher a boca de água. Quando o gás entra pelo nariz, é absorvido pela água.

4. Tá quente, tá frio

Se não for usar a cebola crua, mergulhe-a descascada, mas inteira, em água morna por 5 minutos. O calor inativa a alinase e impede a formação do ácido sulfínico. O frio também: coloque a cebola inteira no freezer por 15 minutos – envolta em filme plástico ou papel-toalha para isolar o cheiro.

Quanto mais afiada for a faca, melhor. Lâminas serrilhadas ou mal afiadas amassam a cebola, liberando mais óxido sulfúrico