GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como é a casa do presidente do Brasil?

Thais Sant Ana

Mansão em Brasília, 3 pavimentos, às margens do lago Paranoá, toda mobiliada, estilo modernista. Terreno de 36 mil m2, 10 mil m2 de área construída, 8 quartos (4 suítes), segurança 24 horas, obras de arte, heliponto, espelho d’água, capela, estacionamento, campo de futebol, piscina olímpica com churrasqueira e bar, lagoa e jardim particulares. Interessou? Para poder ocupar esse imóvel, livre em janeiro de 2010, é preciso conquistar uns 50 milhões de votos.

Estamos falando do Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente da República. Como a maioria dos marcos de Brasília, ele foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que nesse caso se inspirou nos casarões do Brasil colonial – as colunas que se distribuem ao redor dele em espaços de 10 em 10 metros servem para dar a ideia de redes estendidas. O Alvorada ficou pronto em 14 meses, entre abril de 1957 e junho de 1958 – dizem que Juscelino Kubitschek queria logo desocupar o Catetinho, um sobrado de madeira que lhe serviu de residência provisória durante a construção da capital.

Reformado em 2005 (sem grandes modificações, já que o prédio é tombado pelo Unesco), só em 2008 o prédio foi visitado por 13 545 turistas – com exceção do 1º andar. É lá que ficam os aposentos para o presidente, sua família e convidados. Para fazer o infográfico ao lado, por exemplo, foram necessárias várias idas e vindas até que a assessoria da Presidência confirmasse a disposição correta de cada cômodo. Questão de segurança nacional.

Arte executiva
Entre esculturas, pinturas e tapeçarias, o Palácio da Alvorada é todo decorado com dezenas de obras de artistas estrangeiros e nacionais, como Di Cavalcanti e Carlos Scliar.

 

Humilde residência
Conheça por dentro os 3 pavimentos do Palácio da Alvorada

1. Residente do Brasil
O último andar tem acesso restrito ao presidente, à primeira-dama, a seus familiares e hóspedes. Um elevador leva o presidente da garagem até lá – ele nunca entra pela porta da frente.

2. Da gringa
O salão de Estado é o espaço destinado à recepção de autoridades e personalidades internacionais. Há cadeiras para os interlocutores e seus eventuais intérpretes.

3. Nas estantes
A biblioteca do Alvorada tem um acervo de 3 406 obras, que foi escolhido a dedo por intelectuais como Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, e compreende assuntos como arte, filosofia, literatura e história.

4. Cinema em casa
No subsolo há um auditório para 30 pessoas, mais conhecido como Cinema do Alvorada. O presidente Lula costuma receber nesse espaço atores, diretores e produtores brasileiros para a exibição de filmes.

5. Salão Nobre
Trata-se de um grande espaço que integra a sala de estar, a sala de música e o salão de almoço. Um conjunto estofado está separado dos demais por um piano alemão Steinberg de meia cauda. Conta-se que ali JK reunia os amigos para saraus.

Atrações exteriores
O entorno do Palácio da Alvorada tem dragões, aves raras e uma capela VIP

Segurança
Os 300 soldados que se revezam na patrulha permantente – o Batalhão da Guarda Presidencial e os Dragões da Independência – usam uniformes históricos.

Asas
O terreno é repleto de aves. Só emas são 70. E há ainda patos, mergulhões, garças, araras, galinhas-d’angola, patos-selvagens e um pavão-branco.

Batismos
A capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, tem as paredes folheadas a ouro. Lá costumam ocorrer batizados de familiares dos políticos.