Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como funciona a depilação a laser

Por cerca de 200 reais a sessão, mulheres e homens recorrem ao laser para remover com segurança, e por um bom tempo, pelos incômodos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 24 Maio 2012, 22h00

Pamela Forti, Mariana Caetano, Raphael Galassi e Luciano Veronezi

Por cerca de 200 reais a sessão, mulheres e homens recorrem ao laser para remover com segurança, e por um bom tempo, pelos incômodos. Em geral, bastam 5 aplicações. Quanto mais escuros e grossos os pelos, maior a eficácia do método

1. Uma consulta prévia com dermatologista avalia quantas aplicações são necessárias para eliminar os pelos da área, que deve ser esterilizada com álcool, assim como a ponteira do laser. Os pelos devem ter no máximo 2 mm na hora da aplicação. Paciente e técnico têm de usar óculos protetores .

2. As máquinas mais comuns geram o raio laser usando cristais de diodo. Ativados pela eletricidade, os átomos do cristal produzem uma onda de 808 nanômetros (nm). Emitido por cerca de 400 milésimos de segundo, o raio esquenta a melanina que dá pigmentação ao pelo a cerca de 70 oC.

Continua após a publicidade

3. A melanina no pelo (abundante na fase inicial de crescimento – anágena) absorve o calor e o leva até a base do folículo piloso, a papila, onde ele é gerado. Queimado, o bulge (células-tronco da região) deixa de fabricar o pelo. Ele só cairá em 15 dias, com a cicatrização.

4. A aplicação é dolorida, mas, se a exposição ao laser for correta (segundo o tempo e o comprimento da onda – quanto maior, mais profunda a ação) não é prejudicial. Quem tem a pele negra ou morena deve usar equipamento próprio, o que permite a ação no folículo, sem queimar a epiderme.

5. Uma sessão na axila leva 5 minutos. Recomenda-se um intervalo de até 45 dias entre cada aplicação. A técnica não funciona em pelos brancos ou claros (com menos melanina). Embora seja comum o termo “depilação definitiva”, o correto é “depilação prolongada”: a duração varia de pessoa a pessoa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.