GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como funciona a redação da SUPER

Por um mês, 12 pessoas trabalham no texto e no design de uma edição. E cada seção e matéria é acompanhada de perto por pelo menos 4 delas. Entenda o funcionamento da SUPER e descubra o processo de produção de uma revista

Luiz Romero e Rafael Quick

1. UNIÃO DE IDEIAS
As ideias de matérias nascem de uma reunião que acontece na mesa do diretor de redação. Jornalistas e designers ficam ligados no que acontece no mundo, em busca de temas curiosos e relevantes. Além disso, muitas das pautas surgem de discussões na mesa do bar ou do almoço de domingo com a família.

2. PRATA DA CASA
Os editores chamam repórteres para escrever as reportagens. Alguns são especialistas nos assuntos que tratam e colaboram com a revista há anos. Em média, uma edição da SUPER precisa de 50 colaboradores – 20 jornalistas, 15 ilustradores e 15 fotógrafos.

3. SUPEREQUIPE
Nessa mesa, jornalistas e designers buscam a melhor forma de apresentar o conteúdo da matéria ao leitor. É o momento de transformar o texto em informação visual, usando gráficos, ilustrações e fotografias – ou todos esses recursos ao mesmo tempo.

4. PENTE FINO
Editadas e diagramadas, as matérias são impressas e levadas ao diretor de redação, que lê a edição inteira e faz comentários. Além dele, o diretor de arte avalia o visual das páginas. Elas ainda passam por duas revisões de ortografia e gramática.

5. JULGUE PELA CAPA
A capa recebe tratamento especial: é escrita pelo diretor de redação, montada pelo diretor de arte e aprovada pelo diretor de núcleo (que além de outros títulos, cuida da MUNDO ESTRANHO, da AVENTURAS NA HISTÓRIA e da VIDA SIMPLES, que nasceram da SUPER).

6. VERSÃO FINAL
No dia do fechamento, a edição é montada e vista como um todo. Nesse momento, para equilibrar os temas e os estilos das matérias, a publicação de uma reportagem pode ser adiada. Depois, todas as páginas são revisadas e a revista é enviada para a gráfica.

A redação em números
– 5 pcs
– 8 macs
– 1 Galaxy e 1 iPad
– 51 livros nas mesas dos designers.
– 231 livros na mesa do editor Alexandre Versignassi.

E mais… 1
– Nintendo Wii
– Atari quebrado
– Máscara de macaco
– Fruteira sem frutas
– Espelho de maquiagem
– Pôster do Corinthians
– Caveira de plástico
– Pregador gigante