Como pendurar quadros
Com alguns truques de decoração e bastante planejamento, sua vida fica muito mais fácil na hora de bater o martelo na parede e deixar sua casa mais bonita
Respeite a altura
Quadros sobre móveis podem ficar 30 cm acima da mobília. Além de evitar batidas de cabeça, isso vai deixá-los na popular “altura dos olhos”, entre 150 e 170 cm do chão.
Centralize
Se o ambiente tem um móvel predominante, centralize o quadro por ele, não pela parede.
Alinhe
Quadros costumam ficar melhor quando alinhados – por cima, por baixo, pelo meio, escolha.
Teste com cartolina
Recorte pedaços de cartolina com o tamanho exato dos quadros – eles vão servir como moldes. Coloque fita crepe enrolada na parte de trás dos moldes e prenda-os na parede.
Ajuste
A vantagem de usar os moldes é testar várias composições antes de pendurar os quadros de verdade.
Pregue
Outra vantagem da cartolina é que você já pode marcar nela o local onde entra o prego.
Pese
Preguinhos normais dão conta para quadros leves. Mas os especialistas recomendam usar furadeira, bucha e parafuso se a moldura pesar mais de 4,5 kg.
Cole e recorte
Quem não quiser furar a parede pode usar fitas fixadoras. Mas cuidado: depois de colado, não tem como ajeitar. E, na hora de retirar, corte a fita por dentro (ela tem camadas), ou a tinta vai sair inteira da parede.
Preencha
Tape buracos de prego com pasta de dente – ela seca e fica durinha.. Parede branca até dispensa repintura.
Fontes: Juliana Faria, arquiteta e personal organizer da Yru Organizer – Organização de Ambientes; Luciane Lucena, arquiteta da Oggi Arquitetura e Ambientação.