Como preparar o melhor gim tônica da sua vida
Já separe o gelo: os segredos do drink mais badalado do momento (e um chorinho de outro queridinho dos balcões)
Não existe nada melhor para se beber à beira de uma piscina. De um tempo para cá, o gim tônica entrou na moda, e surgiram inúmeras versões do coquetel. Em alguns bares, o cliente pode adicionar ao drink o que lhe apraz: bagas de zimbro, anis-estrelado, laranja seca, pétalas de rosa, pepino, abacaxi, limão-cravo, coentro, louro, canela e toda a gôndola de temperos do supermercado.
É tanta tranqueira que as pessoas parecem ter se esquecido do básico: para ser bom, o gim tônica precisa de um bom gim e de uma boa água tônica. O gim, como já foi dito antes, é uma bebida que já vem temperada de fábrica – cada marca tem um perfil de aromas. Você usa o seu predileto (só evite a tentação de gastar pouco com uma garrafa nacional daquelas bem furrecas).
Quanto à tônica, existem poucas marcas à venda no Brasil, e nenhuma delas é espetacular. Participei, em 2016, de uma degustação de tônicas promovida pelo holandês Joscha Niemann – produtor do gim brasileiro Virga. Dentre seis amostras degustadas às cegas, ganhou de lavada a marca Prata.
Tão importante quanto os bons ingredientes é manter a água tônica gelada antes do uso. Se ela estiver quente, vai derreter o gelo e deixar o coquetel aguado.
Minha receita é a mais básica de todas. Se quiser, incremente-a por sua conta e risco:
Ingredientes
- 60 ml de gim
- 1 lata de água tônica
- 1/2 rodela de limão-siciliano ou taiti
Modo de fazer
Despeje o gim em um copo longo (highball). Adicione o limão e o gelo e misture com a colher bailarina. Complete o copo com tônica e misture mais um pouco (delicadamente, para evitar que a tônica perca o gás).
Negroni
Outro coquetel da moda que é objeto de releituras – e que também depende de bons ingredientes, mas que é ridiculamente fácil de preparar. Direto à receita, pois.
Coloquei as medidas em “partes” porque tanto faz a quantidade absoluta das bebidas – desde que você respeite a proporção 1:1:1.
Ingredientes
- 1 parte de gim
- 1 parte de Campari
- 1 parte de vermute tinto
- 1/2 rodela de laranja
Modo de fazer
Num copo baixo (old fashioned) misture todos os ingredientes e complete com gelo. Mexa até ficar bem frio.
Este conteúdo foi publicado originalmente no livro Cozinha Bruta, do jornalista Marcos Nogueira
Por que os pássaros não peidam?
Por que falam que a carne de porco é “remosa”?
A história do Vazio de Boötes, o pedaço mais assustador do Universo
O Cavaleiro dos Sete Reinos: o que você precisa saber sobre o novo spin-off de Game of Thrones
Superquilonova: pela primeira vez, astrônomos podem ter observado uma rara explosão dupla de uma estrela







