GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como preparar o melhor gim tônica da sua vida

Já prepare o gelo: os segredos do drink mais badalado do momento – e um chorinho de outro queridinho dos balcões

Não existe nada melhor para se beber à beira de uma piscina. De um tempo para cá, o gim tônica entrou na moda, e surgiram inúmeras versões do coquetel. Em alguns bares, o cliente pode adicionar ao drinque o que lhe apraz: bagas de zimbro, anis-estrelado, laranja seca, pétalas de rosa, pepino, abacaxi, limão-cravo, coentro, louro, canela e toda a gôndola de temperos do supermercado.

É tanta tranqueira que as pessoas parecem ter se esquecido do básico: para ser bom, o gim tônica precisa de um bom gim e de uma boa água tônica. O gim, como já foi dito antes, é uma bebida que já vem temperada de fábrica – cada marca tem um perfil de aromas. Você usa o seu predileto (só evite a tentação de gastar muito pouco com uma garrafa nacional daquelas bem furrecas).

Quanto à tônica, existem poucas marcas à venda no Brasil, e nenhuma delas é espetacular. Participei, em 2016, de uma degustação de tônicas promovida pelo holandês Joscha Niemann – produtor do gim brasileiro Virga. Dentre seis amostras degustadas às cegas, ganhou de lavada a marca Prata.
Tão importante quanto os bons ingredientes é manter a água tônica gelada antes do uso. Se ela estiver quente, vai derreter o gelo e deixar o coquetel aguado. Minha receita é a mais básica de todas. Se quiser, incremente-a por sua conta e risco.

Ingredientes
60 ml de gim
1 lata de água tônica
1/2 rodela de limão-siciliano ou taiti

Modo de fazer
Despeje o gim em um copo longo (highball). Adicione o limão e o gelo e misture com a colher bailarina. Complete o copo com tônica e misture mais um pouco (delicadamente, para evitar que a tônica perca o gás).

Negroni

Outro drinque da moda, outro drinque que é objeto de releituras, outro drinque que depende de bons ingredientes, outro drinque ridiculamente fácil de preparar. Direto à receita, pois. Coloquei as medidas em “partes” porque tanto faz a quantidade absoluta das bebidas – desde que você respeite a proporção 1:1:1.

Ingredientes
1 parte de gim
1 parte de Campari
1 parte de vermute tinto
1/2 rodela de laranja

Modo de fazer
Num copo baixo (old fashioned) misture todos os ingredientes e complete com gelo. Mexa até ficar bem frio.

Este conteúdo foi publicado originalmente no livro Cozinha Bruta, do jornalista Marcos Nogueira