GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como se constrói um iglu?

Você vai precisar de: 1- neve, 2- mais uma pessoa, 3- um bocado de tempo livre.

Não requer prática nem habilidade. Para construir essa residência rústica, minimalista e ecológica, basta encontrar 5 m³ de neve compacta e convencer alguém a entrar nessa fria com você.

Para que a casa não desabe na sua cabeça, a neve precisa ser quase sólida, daquele tipo no qual você não deixa pegadas, afirma o americano Bert Yankielun, autor do livro How to Build an Igloo (“Como Construir um Iglu”, sem edição brasileira).

A princípio, parece contradição erguer uma casa de gelo para se proteger do frio. Mas, como explica o professor de física da USP Cláudio Furukawa, “o gelo é excelente isolante térmico, 100 vezes melhor que o alumínio”. É a lógica da garrafa térmica: o gelo atenua a perda do calor gerado por uma fogueira ou pelos moradores.

Infelizmente, os iglus correm risco de extinção. Um dos motivos é o famoso progresso: os nativos do Alasca, do Canadá e da Groenlândia estão sendo incorporados à civilização ocidental e aproveitando as benesses da sociedade de consumo, como imóveis não perecíveis. Outro é o aquecimento global, que torna escasso o gelo nas redondezas do círculo polar ártico. Quem mantém viva a tradição dos abrigos de gelo são caçadores esquimós, que se abrigam neles durante a temporada de caça, além de aventureiros com espírito empreendedor e muito tempo livre.

Holiday on ice

Uma dupla de “geleiros” pode erguer seu iglu em cerca de 9 horas. O consolo é que o trabalho nunca leva o dia inteiro: no inverno polar, o Sol nunca se põe

Área útil

O primeiro passo é mandar ver no snow angel: deite-se no chão e faça polichinelos na horizontal. Use o “anjo” que ficou no chão para traçar o raio da construção.

Fissão a frio

Encontre um local com neve compacta o suficiente para ser cortada em blocos. São necessários 5 m3 de neve na construção de um iglu para 3 ou 4 pessoas.

Descendo a rampa

Preencha a circunferência com os tijolos. Após formar o primeiro anel, crie uma rampa circular e inclinada de fora para dentro. Ela será fundamental.

Forcinha da gravidade

O plano inclinado é o segredo: ele fará com que os blocos de gelo se pressionem mutuamente, mantendo o iglu em pé. A cúpula vai tomando forma a cada “andar”.

Um dentro, um fora

É preciso que dentro da construção fique alguém que vai moldar e empilhar os blocos, para que reste apenas uma abertura de ventilação no topo do iglu.

Porta aberta

Abra uma passagem lateral em semicírculo: você liberta seu amigo e ganha uma porta. Ela deve ser estreita, para uma pessoa, ou o vento vai deixar tudo ainda mais gelado.