GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Contém: Lubrificante e redutor de puns

Besunte a pele com sal, silicone e remédio para espinhas: essa é a receita do repelente Off!, capaz de desbaratinar até flatulência

Renata Mauro

O ANTIPUM – Dimeticone
O arqui-inimigo dos gases intestinais, a seu dispor. Um óleo sintético, o intrépido dimeticone é a arma dos remédios contra flatulência – dá uma desinflada nos puns que se formam na barriga. É um parente de outro óleo, esse com função menos underground: o silicone usado para preencher seios. No repelente, o dimeticone não infla nem desinfla nada. Serve para deixar a loção repelente mais fluida e suave ao nosso tato.

O CARRASCO – Dietiltoluamida
Insetos, tremei! O DEET, como esse composto químico é mais conhecido, faz mosquitos, carrapatos e afins passar fome. Como? A explicação mais aceita é que o DEET bloqueia os sentidos dos bichos e os impede de localizar alimento (nosso sangue). Outra linha de estudos diz que o DEET tem um bodum que afasta os insetos – ao nosso olfato, o odor seria menos intenso. Nós também podemos sofrer com o DEET: usado em excesso, irrita a pele.

A VASELINA – Petrolatum
Pode chamar de vaselina mesmo. A conhecida propriedade escorregadia desse derivado do petróleo faz com que o repelente deslize melhor quando o aplicamos no corpo. Também cria uma película na pele, evitando que ela perca água e fique desidratada.

O CUPIDO – Álcool cetílico
Água e óleo não se misturam, certo? Errado. Esse álcool graxo dá conta de juntar os dois. O resultado desse casamento é um creme mais consistente – sem a união, a fórmula se desmancharia na mão. O álcool cetílico também dá a cor branca do repelente. Tirado de gordura animal ou de vegetais, pode ser encontrado ainda em bronzeadores.

A MILAGREIRA – Aloe vera
Sabe a babosa? Aquela que muitos usam para hidratar as madeixas? Taí. Mas a indústria parece ter achado aloe vera um nome mais bonito para vender cosmético. Essa planta é vista como milagrosa por muitos naturebas, que a consideram remédio para tudo – até para espinhas. Aqui, só deixa uma sensação de frescor quando passamos o repelente na pele.

O TEMPERO – Cloreto de sódio
É o mesmo sal que dá graça a sua comida. Mas no repelente funciona como um pacificador – une todos os ingredientes da fórmula numa massa homogênea. O cloreto de sódio também aparece em sabonetes líquidos e xampus. (Atenção, Off! não serve para temperar a salada.)

Ingredientes da versão Off! Family

Fontes Carlos Andrade, professor de biologia da Unicamp; Eraldo Lima, entomologista da UFV; Jadir Nunes, professor de tecnologia de cosméticos das Faculdades Oswaldo Cruz; Sávio Barbosa, farmacêutico da Universidade Metodista; Vânia Leite, professora de farmácia da Universidade Anhembi-Morumbi; Walter Leal, professor de entomologia da Universidade da Califórnia. A Ceras Johnson, fabricante, não se pronunciou.