GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Crítica da Razão Pura

Immanuel Kant

NOME ORIGINAL_Kritik der Reinen Vernunft (Alemanha)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Martin Claret; 2001


DO QUE TRATA

Parte do que sabemos, segundo o filósofo Immanuel Kant, surge por meio da comprovação empírica, ou seja, da experiência. Uma outra parte de nosso conhecimento é adquirida independentemente de qualquer experiência, onde reside a origem da expressão “razão pura”.

QUEM ESCREVEU

Nascido na Prússia Oriental, Kant (1724-1804) foi um dos principais filósofos do pensamento ideológico alemão do século 19 e ganhou projeção ao demonstrar, por meio das obras Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Crítica da Faculdade de Julgar, a importância da consciência do conhecimento para a construção de um sistema filosófico metafísico.

POR QUE MUDOU O MUNDO

As teorias de Kant tiveram atuação fundamental na prática do Direito, por dar novas diretrizes às idéias que vinculam o Direito à moral, e por estabelecer a possibilidade de se viver em liberdade ainda que sujeito a regras.

Para Kant, os temas Deus, Liberdade e Imortalidade são assuntos que derivam de um conhecimento natural do ser humano, que independe de qualquer experiência de vida que ele tenha.