GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cuspir ajuda a emagrecer?

Se um litro pesa praticamente um quilo, quem encher um balde de saliva fica sequinho? Eis a dieta mais bizarra do mundo. Projeto verão do apocalipse

Edição: Felipe van Deursen Reportagem: Fronteira – Agência de Jornalismo

Dieta da sopa
Cuspir emagrece?

Diego Alves,
Mogi das Cruzes, SP

Sim! Mas isso só ocorre se você não comer nem beber nada durante a cusparada. É porque 99,1% da saliva é água. E, ao perder água, perde-se peso. “Óbvio, se a pessoa passar o dia todo cuspindo e não comer ou beber, vai emagrecer da mesma maneira que se estivesse em greve de fome”, diz Rodrigo Bueno, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia. É o mesmo princípio de perda de peso ao suar na academia. Essa é, possivelmente, a dieta mais tosca que já inventaram. Não siga.

Papiloscopia podóloga
Como é feita a identificação de impressões digitais de uma pessoa com as mãos amputadas?

Giordano Bruno,
Goiás, GO

Sinto-me honrado e os olhos se umedecem em poder responder a tão ilustre homem, mente privilegiada nascida em época errada. Caríssimo, a identificação pode ser feita pelos dedos dos pés. “A informação de que a digital é do pé e não da mão é colocada por escrito no próprio documento”, diz o presidente da Federação Nacional de Papiloscopia Antônio Aguiar Filho. Mas há outras formas de checagem. Em identificação de cadáveres sem as mãos, é possível identificá-lo com exame de DNA, de arcada dentária ou pelos registros policiais.

Física bartsimpsoniana
Por que os apagões do Nordeste só acontecem de madrugada e não na hora de aula?

Kevin Harrison,
Pau dos Ferros, RN

Coincidência, mister K. O Operador Nacional do Sistema Elétrico, órgão que controla a operação de energia no País, diz que nenhum sistema do mundo é imune a apagões. São milhares de equipamentos que podem apresentar defeitos a qualquer hora, fora os fenômenos atmosféricos. A assessoria de imprensa do ONS aproveita para mandar um recado: “Tudo se explica com conhecimentos de física, cujas aulas esperamos que você ache superinteressante”. É, assessores de imprensa adoram esse trocadilho.

Tricologia indie
Existe calvície de barba?

Osmar Oliveira,
Sorocaba, SP

Sim. As principais causas de calvície na região da barba são doenças autoimunes e micoses. Luciano Barsanti, tricologista e diretor do Instituto do Cabelo de São Paulo, explica que pode haver perda não só da barba, mas de sobrancelhas, cílios e outros pelos do corpo. Já a situação clássica do homem outrora cabeludo que perde as madeixas com a idade só existe mesmo com o cabelo. Barba não cai com a idade. Que o digam Papai Noel, Gandalf, Dumbledore e grande elenco.

Tanatopraxia dentuça
Ó, lanterna que rasga em luz a vasta escuridão, tenho uma dúvida que nem minha dentista soube responder. Quando alguém que usa aparelho fixo morre, ele é enterrado com ou sem o dito cujo?

Helder Pecora,
Arujá, SP

Diga a sua dentista que a caveira fica de sorriso metálico, sim. “Os aparelhos fixos, em casos normais, permanecem com os falecidos. Já os móveis são retirados para higienização”, explica Paulo Coelho, diretor da Associação do Mercosul de Tanatopraxia. Se o corpo for cremado, é recomendável que o aparelho fixo seja removido para evitar o risco de explosão. Já pensou?