GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Da Guerra

Carl Von Clausewitz

NOME ORIGINAL_Vom Kriege (antiga Prússia)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Martins Fontes; 1996


DO QUE TRATA

Escrito após as guerras napoleônicas, esse tratado de estratégia militar identifica os fatores que permitem o sucesso em uma guerra. Clausewitz enfatiza o impacto do elemento psicológico e do imprevisível no resultado de um conflito. Sustenta que as estratégias devem visar: os recursos, as forças e a vontade de combater do inimigo. E afirma que a guerra é uma continuação da política.

QUEM ESCREVEU

Clausewitz (1780-1831) juntou-se ao exército com apenas 12 anos e ingressou na academia militar de Berlim aos 21. Ali estudou literatura, filosofia e teoria militar. Renunciou a um posto de comando no exército prussiano, para se juntar às tropas russas às vésperas da invasão da Rússia por Napoleão. Serviu durante a Batalha de Waterloo. Morreu vítima da cólera.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

É um dos mais importantes tratados de estratégia militar já escritos, adotado até hoje em várias academias militares e utilizado para analisar as guerras do último século. Está neste a criação do conceito de forças armadas do Estado moderno, onde o homem do povo aparece como defensor da pátria (a guerra não é travada somente por soldados profissionais).