GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Da Revolução das Órbitas Celestes

Nicolau Copérnico

NOME ORIGINAL_De Revolutionibus Orbium Coelestium (Polônia)
EDIÇÃO EM PORTUGAL_ Fundação Calouste Gulbenkian; 1984


DO QUE TRATA

Desafiando todo o conhecimento que se tinha na época, Nicolau Copérnico negou que a Terra fosse o centro do Universo, deslocando-a para uma posição secundária. Segundo o astrônomo, era o Sol que ocupava o centro das órbitas dos planetas (sistema heliocêntrico). Copérnico escreveu na dedicatória ao papa Paulo 3º que os cálculos dos astrônomos que o antecederam explicavam alguns fenômenos, mas, juntos, resultavam em algo confuso.

QUEM ESCREVEU

O astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) estudou matemática, filosofia, medicina e Direito. Tornou-se cônego de uma catedral por pouco tempo, dando prioridade aos estudos.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Copérnico teve a ousadia de se opor à doutrina da Igreja, que era dominante na época, e sua obra é tida como uma das mais importantes descobertas de todos os tempos. Foi o ponto de partida para a astronomia moderna e influenciou vários aspectos da ciência. Temendo suas conseqüências, Copérnico adiou o máximo que pôde sua publicação, que acabou acontecendo no ano de sua morte. À obra, foi acrescentado um prefácio anônimo sugerindo que a tese poderia ser uma simples especulação. O livro foi banido pelo aticano em 1616 e permaneceu na lista das obras proibidas pela Igreja até o ano de 1822.