GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Decameron

Giovanni Boccaccio

NOME ORIGINAL_Decameron (Itália)
EDIÇÃO EM INGLÊS_ W. W. Norton and Company; 1983


DO QUE TRATA

É um romance que fala sobre 7 mulheres e 3 homens que decidem fugir da peste que assolava a cidade de Florença, na Itália, no ano de 1348. Os 10 partem juntos para uma casa de campo, onde ficam por 10 dias, a fim de se proteger das doenças e celebrar a vida. Todos os dias, cada um dos integrantes do grupo contava uma história e os relatos giravam em torno das paixões, sexo, infidelidades, enfim, tudo o que havia de proibido e pecaminoso na sociedade medieval.

QUEM ESCREVEU

Nascido em Paris, Giovanni Boccaccio(1313-1375) era filho ilegítimo de um rico mercador florentino. Depois de passar a juventude em Florença, foi enviado a Nápoles pelo pai para se familiarizar com o mundo dos negócios. Acabou abandonando o comércio e começou a estudar Direito, línguas clássicas e iniciou sua produção literária com uma série de poemas amorosos.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

O livro apresenta as muheres, até então relegadas ao segundo plano, equiparadas aos homens, com os mesmos direitos de usufruir os prazeres da vida, como o amor, a liberdade e as aventuras. Mas o que mais perturbou a sociedade na época foram o realismo e a sensualidade da narrativa. Nada até então havia sido tão chocante como os termos explícitos de Decameron que ocasionaram as mais duras críticas e todo o tipo de censura das autoridades religiosas.