Discurso sobre o Método
René Descartes
NOME ORIGINAL_Discours de la Méthode (França)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Hemus; 2000
DO QUE TRATA
A obra estuda o método para conquistar a verdade. Tem como fundamento duvidar sempre daquilo que suscitar dúvidas, o chamado “ceticismo metodológico”, que tem 4 preceitos: nunca conceber algo como verdadeiro que não se evidencie como tal; dividir as dificuldades resultantes do estudo do objeto em quantas parcelas forem necessárias para um melhor julgamento; conduzir o pensamento ordenadamente, começando pelo que é fácil até atingir o difícil, e, por último, fazer revisões para certificar-se de que nada foi omitido.
QUEM ESCREVEU
René Descartes (1596-1650) nasceu em La Haye, na França, onde estudou em um colégio jesuíta. Chegou a se alistar no exército do príncipe Mauricio de Nassau, com a intenção de seguir carreira militar.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
Discurso sobre o Método funda o racionalismo moderno. É a primeira obra a afirmar que todos os homens têm, por natureza, a mesma razão e a capacidade de pensar com lógica.
A máxima “Penso, logo existo”, que Descartes formulou no livro, se tornou uma das mais célebres da filosofia, valendo citações até os dias de hoje entre variados públicos.
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Como funciona o jogo do bicho?
A outra bolha da IA
Em caso raro, gêmeos gorilas-das-montanhas nascem em parque africano
Marsupial ameaçado de extinção é fotografado pela 1ª vez em 80 anos na Austrália







