GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Discurso sobre o Método

René Descartes

NOME ORIGINAL_Discours de la Méthode (França)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Hemus; 2000


DO QUE TRATA

A obra estuda o método para conquistar a verdade. Tem como fundamento duvidar sempre daquilo que suscitar dúvidas, o chamado “ceticismo metodológico”, que tem 4 preceitos: nunca conceber algo como verdadeiro que não se evidencie como tal; dividir as dificuldades resultantes do estudo do objeto em quantas parcelas forem necessárias para um melhor julgamento; conduzir o pensamento ordenadamente, começando pelo que é fácil até atingir o difícil, e, por último, fazer revisões para certificar-se de que nada foi omitido.

QUEM ESCREVEU

René Descartes (1596-1650) nasceu em La Haye, na França, onde estudou em um colégio jesuíta. Chegou a se alistar no exército do príncipe Mauricio de Nassau, com a intenção de seguir carreira militar.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Discurso sobre o Método funda o racionalismo moderno. É a primeira obra a afirmar que todos os homens têm, por natureza, a mesma razão e a capacidade de pensar com lógica.

A máxima “Penso, logo existo”, que Descartes formulou no livro, se tornou uma das mais célebres da filosofia, valendo citações até os dias de hoje entre variados públicos.