Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Do padre voador ao padre voador

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 Maio 2008, 22h00

Fabio Marton

Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão

Em agosto de 1709, o jesuíta apresentou à corte portuguesa seu invento mais famoso: o balão de ar quente. Foi o suficiente para que Gusmão fosse apelidado de “padre voador”. Os primeiros balões eram rudimentares e não deram muito certo. Mas, no século seguinte, seriam usados na…

Guerra Civil Americana

A guerra (1861 a 1865) começou quando os escravagistas do sul americano declararam independência do resto do país, formando os Estados Confederados da América. Os outros Estados, que eram contra a escravidão, formaram o Exército da União. Entre várias inovações tecnológicas, como minas terrestres e submarinos, esse exército tinha a primeira força aérea do mundo – que usava balões para fazer espionagem. Lutando pela União, estava…

Continua após a publicidade

O Estado do Kansas

A União venceu, a guerra civil e a escravidão acabaram, e o Kansas começou a prosperar: recebeu uma leva maciça de imigrantes, que ajudaram a transformá-lo num dos principais produtores agrícolas dos EUA. Algumas décadas mais tarde, viria outra fonte de riqueza: a descoberta de jazidas de gás natural. Numa dessas jazidas foi encontrada, em 1903, uma grande quantidade de…

Hélio

O elemento químico, que forma um gás inofensivo (He2), havia sido identificado em 1868 como presente no Sol, mas quase inexistente na Terra. Os EUA praticamente mantiveram o monopólio de hélio até os anos 90 (é por isso que os zepelins criados pela Alemanha usavam hidrogênio, altamente explosivo). Hélio era o gás nos balões do…

Padre Adelir de Carli

Em 20 de abril, o padre decolou de Paranaguá com 1 000 balões de hélio. Enfrentando ventos desfavoráveis, ele desapareceu no litoral de Santa Catarina. Ele era adepto do vôo livre com bexigas, um “esporte” inventado pelo americano Larry Waters em 1982. Waters sobreviveu, mas foi preso. Carli perdeu a vida. Mas entrará para a posteridade conhecido por seu apelido: padre voador.

Continua após a publicidade
Publicidade