GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dom Casmurro

Machado de Assis

NOME ORIGINAL_Dom Casmurro (Brasil)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Martins Fontes; 2003

DO QUE TRATA

Teria Capitu traído seu apaixonado marido, Bentinho? Machado de Assis cravou essa dúvida na cabeça de leitores no mundo inteiro. Dom Casmurro narra a história de Bentinho, apaixonado desde a infância pela amiga Capitu (famosa pelos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”). Quando consegue se desvencilhar do seminário que a mãe lhe impõe, Bentinho se casa com Capitu e os 2 têm Ezequiel, o primeiro fi lho do casal. Escobar, melhor amigo de Bentinho, se casa com Sancha, grande amiga de Capitu, e os 2 casais mantêm laços fortes de amizade até a morte de Escobar. A partir disso, começa o tormento de Bentinho. Ele começa a desconfiar do comportamento da mulher no velório do amigo e passa a acreditar que os 2 tiveram um caso. A semelhança de Ezequiel com Escobar reforça a tese de adultério, sempre negada por Capitu, que se separa e acaba se mudando com o filho para a Europa, onde morre. A partir e então, Bentinho vai se transformando no Dom Casmurro, um sujeito isolado e amargurado.

QUEM ESCREVEU

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em unho de 1839. De família pobre, se interessou por literatura e aprendeu a escrever sozinho. Seu primeiro trabalho publicado foi o poema Ela, aos 16 anos, na revista Marmota Fluminense. A partir de então, trabalhou como tipógrafo, revisor, jornalista até se estabelecer como escritor.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Machado de Assis criou personagens-símbolo na literatura mundial (o livro foi traduzido para 19 idiomas) e é um dos marcos do realismo na literatura brasileira. O escritor explora todas as nuances psicológicas de seus personagens, que carregam traços ao mesmo tempo de heroísmo e fragilidade e sentimentos contraditórios, como amor e ódio. A sutileza da narrativa de Machado de Assis provoca discussões acadêmicas até hoje sobre a possibilidade de adultério de Capitu.

 

10 livros essenciais de escritores brasileiros

_Grande Sertão: Veredas

João Guimarães Rosa (José Olympio)

_Raízes do Brasil

Sérgio Buarque de Holanda (Companhia das Letras)

_Vidas Secas

Graciliano Ramos (Record)

_O Cortiço

Aluísio Azevedo (Martin Claret)

_O Sítio do Pica-Pau Amarelo

Monteiro Lobato (Brasiliense)

_Gabriela, Cravo e Canela

Jorge Amado (Record)

_Claro Enigma

Carlos Drummond de Andrade (Record)

_Macunaíma

Mario de Andrade (Villa Rica)

_Dom Casmurro

Machado de Assis (Martin Claret)

_O Menino no Espelho

Fernando Sabino (Record)

Em 2003, o cineasta Moacyr Góes dirigiu Dom, um filme inspirado no livro de Machado de Assis. Na trama, o ator Marcos Palmeira vive um jovem batizado de Bento em homenagem ao personagem machadia-no. Fixado na história de Bentinho e Capitu, ele acaba transferindo para sua vida os dramas do romance.