GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dúvidas sobre a bolsa de valores

COMO SE DETERMINA O PREÇO DE UMA AÇÃO?

Basicamente, os analistas fazem uma projeção de quanto se espera gastar – incluindo juros de dívidas contraídas – e do quanto se espera ganhar naquele ano. O resultado é dividido pelo número de ações e, então, chega-se a um valor final, chamado de preço justo.

POR QUE A BOLSA VARIA TANTO?

Porque sobre o preço justo ainda incidem as informações do mercado, que dão dicas sobre o futuro da empresa. Se a Petrobras descobre uma nova reserva de petróleo, é sinal de aumento nos lucros: o preço das ações sobe. Mas, se o preço do barril diminuir, as ações caem. As cotações também variam de acordo com mudanças internas da empresa, especulações financeiras e situação política do país. A rapidez com que um mercado se move é chamada de volatilidade.

POR QUE A BOLSA DÁ TANTO DINHEIRO?

Justamente por causa dessa volatilidade: em casos extremos, a valorização de uma ação pode chegar a 60% em um mês – 70 vezes mais que o rendimento da poupança. Mas, da mesma forma, também é fácil perder dinheiro. Por isso, aplicar na bolsa é considerado um investimento de risco. É preciso conhecer bem o mercado para assegurar um bom negócio. Iniciantes podem contar com a ajuda de administradoras e clubes de investimento.

Fonte William Eid Júnior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas.