GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É o nosso jeitinho – editorial

Sérgio Gwercman, diretor de redação

Era noite de sexta-feira 13 e a redação da SUPER começou a comemorar. Em Nova York, a Society of Publication Designers, mais influente e admirada organização de design de revistas no mundo, anunciou que tínhamos ganhado a medalha de ouro na categoria infografia com a reportagem Raio X das Plásticas. Foi o mais importante prêmio de design já conquistado pela SUPER – e certamente um dos mais relevantes já entregues a uma publicação brasileira.

A redação está com um orgulho que não acaba mais. Ano a ano olhamos para o catálogo de vencedores da SPD com reverência: ali está o melhor do que foi produzido no mercado editorial. Desta vez, nosso trabalho estará lá. Em destaque. Acho que existem poucas coisas tão bacanas quanto ser reconhecido pelas pessoas que você mais admira.

Trabalhando em equipe, Adriano Sambugaro, Sattu, Luiz Iria, Emiliano Urbim, Giselle Hirata fizeram uma das melhores matérias já publicadas na revista (e eu achava isso antes mesmo da SPD concordar comigo). Mas sem demérito a eles, ninguém merece mais a medalha do que a própria SUPER. A infografia das plásticas não foi uma reportagem isolada na nossa história, mas o ponto alto de um trabalho de jornalismo visual que dura mais de uma década. E que só pode ser realizado porque a cultura editorial da Super é diferente das outras revistas. Para trabalhar aqui, designers precisam gostar de jornalismo, jornalistas devem entender de design, todos têm de render trabalhando em equipe e cada vez mais interagir com a internet. Este é o nosso segredo, e a razão para ganharmos o prêmio da SPD. No fim das contas, eis o que faz a diferença da SUPER: é o nosso jeitinho.

Um grande abraço.