Clique e assine com até 75% de desconto

Do que são feitos os tonalizantes de cabelo?

Os tonalizantes de cabelo buscam ingredientes nas profundezas de minas e vulcões para anular seus cabelos brancos

Por Da Redação Atualizado em 13 fev 2017, 16h15 - Publicado em 15 abr 2011, 22h00

A TINTA – Citrato de Bismuto

Remédio pra gastrite: taí a fonte da juventude da cabeleira. O bismuto é um metal achado em minas de chumbo e estanho. Se cair no seu estômago, estimula a formação do muco protetor da parede estomacal – por isso combate a gastrite (mas só em remédios, não engula Grecin!). Na cabeça, age como um corante que cobre os cabelos sem penetrar nos fios, colorindo-os gradualmente. É como tinta de parede: tom escuro só com várias demãos.

O VENENO – Trietanolamina

Uma gosma amarela que controla o nível de acidez da mistura, para que os ingredientes possam interagir entre si. Também aparece no gás de mostarda, que irrita a pele e o sistema respiratório (é capaz até de matar por asfixia). Por isso sua comercialização é controlada pelas Forças Armadas.

O ABRE-ALAS – Tiossulfato de Sódio Pentaidratado

A isca para grudar nos cabelos. Esse composto sintético é uma bomba de enxofre usada para criar uma ligação química com os fios (também ricos em enxofre). Nem sempre há empatia. Alguns pigmentos não “colam” – e aí é hora de outra demão.

O EXPLOSIVO – Enxofre precipitado

Mais enxofre. Como pó fininho, é o inimigo de caspas, piolhos e sarnas (de cachorro mesmo). No Grecin, ajuda a matar fungos e bactérias que possam aparecer na sua cabeça. Encontrado em vulcões (e, claro, no inferno, como descrito na Bíblia), é o componente básico da pólvora usada na fabricação de fogos de artifício. Também causa a chuva ácida, já que o produto de sua queima reage com a água da chuva.

A COLA – Monoestearato de glicerila

Líquido viscoso que é um truque da indústria de chocolates. Para baratear a produção, o monoestearato pode substituir o cacau (em pequena quantidade). Com seu aspecto de cera, também dá uma força para que o corante grude no seu cabelo. Também ajuda a encorpar a loção, evitando que ela escorra. É um derivado de gordura animal e vegetal.

O HIDRATANTE – Pantenol

A trinca citrato tiossulfato trietanolamina detona o brilho e a maciez de suas madeixas. O pantenol, ou vitamina B5 (encontrado em plantas), chega para consertar esse estrago. Ele age como um condicionador, porque cria um filme sobre os fios e os deixa com mais viço. Mas não é tão bonzinho com espinhas – antisséptico, ele combate a acne.

Fontes: Fernando Dutra, professor da Universidade Cruzeiro do Sul; Maria Cristina Ricci, professora das Faculdades Oswaldo Cruz; Rubens Brambilla, membro da Comissão de Cosméticos do Conselho Regional de Química em São Paulo; Solange Sakata, professora das Faculdades Oswaldo Cruz. Procurada; a Combe, fabricante do Grecin 2000, preferiu não se pronunciar.

Continua após a publicidade
Publicidade