Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Estudo com 120 mil pessoas bate o martelo: os antidepressivos funcionam

Maior pesquisa científica já feita a respeito analisou 21 medicamentos, e todos se mostraram eficazes; conclusão é válida para casos de depressão severa

Por Lucas Baranyi
22 fev 2018, 13h20

Os antidepressivos sempre foram tema de discussão. Con frequência, sua eficácia é colocada em xeque – e o motivo é sempre o mesmo: o medo de que a indústria farmacêutica e médicos acabem prescrevendo os remédios em um nível muito maior do que o necessário.

Um grande estudo publicado na revista científica The Lancet, porém, busca pôr um fim a essa discussão de uma vez por todas. Segundo a pesquisa, liderada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, os remédios realmente funcionam. Os britânicos analisaram 21 dos antidepressivos mais prescritos, e uma base de 120 mil pessoas.

A análise considerou uma droga “efetiva” apenas quando ela poderia reduzir os sintomas da depressão em 50% ou mais. Depois de oito semanas, todos os 21 antidepressivos testados alcançaram esse patamar, e se mostraram mais eficazes do que um placebo.

Algumas drogas, porém, mostraram-se mais eficazes do que outras. São elas: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina, paroxetina, venlafaxina e vortioxetina (que são vendidos sob vários nomes comerciais).

O estudo deve ajudar a diminuir a polêmica em torno dos antidepressivos. Mas ele também recebeu uma crítica: a maioria dos 120 mil casos analisados é de depressão severa, não de depressão leve ou moderada – contra a qual os medicamentos podem ser  menos eficazes.

Segundo dados de 2017 da OMS, a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. De 2005 a 2015, o número de depressivos aumentou 18,4%. No Brasil, ela atinge 5,8% da população, totalizando 11,5 milhões de pessoas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.