GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

EUA e Brasil: TV em cores tem duas formas de transmissão

Qual a diferença entre o sistema NTSC usado pelos televisores americanos e o PAL-M usado no Brasil?

A diferença está na forma de transmitir cores. A imagem filmada por uma câmera é composta de várias linhas (no caso da televisão brasileira, 525), que são depois transformadas em ondas eletromagnéticas e enviadas para as casas. Essas ondas que não são coloridas (nem podem ser vistas) “carregam” as informações sobre as cores que deverão aparecer na tela da TV. Pelo sistema NTSC (abreviação para National Television System Committee), a cor que a onda carrega é exatamente a que aparecerá na TV. Mas como as ondas esbarram em prédios e montanhas, muitas vezes sofrem distorções. “O que era uma cor vermelha pode aparecer alaranjada na tela”, diz o engenheiro eletrônico Edson Pacheco, da Philips do Brasil. Por isso, é preciso que haja no aparelho um botão de ajuste para corrigir os erros.

No caso do sistema PAL-M (abreviação para Phase Alternation Line, com o M indicando que a freqüência é de 60 hertz), usa-se um artifício para corrigir as distorções ainda durante a transmissão. As ondas não carregam as mesmas cores que serão projetadas na tela. Se o objeto for um boneco vermelho, as ondas correspondentes à primeira linha da imagem carregarão informações sobre o vermelho. Mas as ondas correspondentes à segunda linha terão informações sobre o verde, que é a cor oposta (complementar) ao vermelho. A próxima linha será vermelha, a outra verde, sucessivamente. Quando a onda correspondente à primeira linha sofrer um erro, a da segunda linha também sofrerá. Só que, como as cores que elas carregam são opostas, os erros também serão opostos e eliminarão um ao outro. Ao chegar à televisão, o aparelho automaticamente converte os sinais em cores normais.

Como a cor viaja

Diferença entre NTSC e PAL-M está no tipo de onda.

1 – A imagem do soldado vermelho se transforma em linhas horizontais.

2 – Cada uma das linhas da imagem é transformada em ondas eletromagnéticas em uma central de TV e depois enviada por uma antena.

3 – No sistema PAL-M as ondas carregam informações da cor vermelha e sua complementar, o verde.

3 – No sistema NTSC as ondas carregam informações sobre a cor vermelha.

4 – O televisor já recebe o soldado vermelho sem distorção de cores.

5 – Para que o soldado fique vermelho o aparelho em casa precisa corrigir as distorções nas cores.