GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Extremos do Brasil

Guilherme Campos

1. Quais são eles, ao norte e ao sul?

Diferentemente do que quase todo mundo pensa, o Brasil não vai do Oiapoque ao Chuí – mas do Caburaí, no estado de Roraima, ao Chuí, no Rio Grande do Sul. O verdadeiro extremo norte fica na divisa entre o Brasil e a Guiana, no alto do monte Caburaí (1 456 metros).

2. Por que o engano?

Até o século 18, a fronteira em Roraima não havia sido delimitada. A cartografia tinha o mar como referência. Assim, o Oiapoque (Amapá), ponto mais setentrional da costa brasileira, era mencionado como o ponto terminal norte do país. A expressão “do Oiapoque ao Chuí” ganhou fama e perdura até os dias de hoje, ainda que nos mapas oficiais conste o monte Caburaí.

3. Como se determina onde termina um país e começa outro?

Se houver um rio separando os territórios, fica fácil. Se não, satélites e GPS (Sistema de Posicionamento Global) ajudam na tarefa. Mas é necessário que uma comitiva com representantes dos dois lados visitem o lugar e cheguem a um consenso, para que não haja conflitos posteriores pela terra. Além de serem registradas as coordenadas desses pontos, são erguidos monumentos que indicam a localização exata linhas demarcatórias.