GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Fumar narguilé faz mal?

Faz, sim, apesar de muita gente achar que esse cachimbo de água bastante utilizado nos países do mundo árabe seria menos nocivo que o cigarro.

A ideia que sustenta essa crença é que, supostamente, o líquido por onde passa a fumaça do narguilé filtraria as substâncias nocivas do tabaco, especialmente a nicotina.

Não é bem assim: de acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005, é verdade que a água filtra um pouco da nicotina. Mas a fumaça continua carregando uma dose da substância suficiente para viciar os apreciadores do narguilé. E os outros venenos da queima do fumo – monóxido de carbono e metais pesados, por exemplo – continuam intactos e podem fazer até mais mal.

Como uma sessão de narguilé dura de 20 minutos a uma hora, um fumante chega a engolir até 50 litros de fumaça, a mesma quantidade inalada ao se fumar 100 cigarros.

Embora a OMS reconheça que ainda faltam mais estudos sobre o assunto, a entidade já afirma com segurança que quem usa o narguilé está sujeito às mesmas doenças de um fumante convencional: infarto, problemas pulmonares, cânceres e disfunção erétil.

Veja também

Os chamados fumantes passivos – aqueles que inalam “por tabela” a fumaça dos consumidores – também correm mais riscos. Isso porque a fumaça do narguilé carrega, além de nicotina e cia., algumas partículas que sobram da queima do carvão usado para aquecer o fumo.

Nada disso, porém, tem afastado novos consumidores desse velho cachimbo.

ONDE HÁ FUMAÇA…1. No topo do narguilé fica o fornilho. É dentro dele que vai o fumo aromatizado. Sobre ele há uma folha de papel-alumínio furado (para deixar o ar entrar) e carvão em brasa.

2. Para fazer a fumaça “descer”, o fumante puxa o ar pela mangueira. O ar aspirado dá lugar a uma nova quantidade de ar vinda do fornilho: é a fumaça da queima do fumo.

3. A fumaça cria bolhas e atravessa a água, onde deixa parte das cinzas da queima e substâncias do tabaco. Do interior do vaso , ela segue pela mangueira até a piteira.