Galinhas preferem pessoas atraentes
Temos mais em comum do que ela do que imaginávamos.
Da próxima vez que você olhar para uma galinha e ela te encarar de volta, saiba que o animal poderá estar julgando você por sua beleza – ou pela falta dela.
Isso porque cientistas colocaram quatro galinhas para reagir a fotos de um rosto feminino dentro dos padrões de beleza – e, depois, uma sequência de rostos com traços exageradamente masculinos e femininos. Como resultado, as galinhas bicaram as telas que exibiam faces mais simétricas, exatas mesmas preferências de pessoas que também passaram pelo teste– o que pode sugerir que galinhas também nutrem uma certa admiração por simetria.
Esta ideia estaria enraizada no próprio sistema nervoso do animal, indo contra a ideia de que somos culturalmente influenciados para admirar faces – ou até mesmo objetos – simétricos.
Mas não é só isso.
Experimentos também já provaram que pintinhos podem julgar distâncias relativas e absolutas a um alimento, mesmo quando tais distâncias sofrem mudanças – e galinhas adultas podem reconhecer outros 30 espécimes individualmente.
Richard Blatchford, cientista de aves da Universidade da Califórnia, explicou à National Geographic que estes animais são de muito bom uso à ciência. “Eles são cognitivamente complexos em certas coisas, e vem sendo usados para estudar cognição animal há muito tempo”, afirmou.