Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Galinhas preferem pessoas atraentes

Temos mais em comum do que ela do que imaginávamos.

Por Lucas Baranyi 16 jan 2018, 17h34

Da próxima vez que você olhar para uma galinha e ela te encarar de volta, saiba que o animal poderá estar julgando você por sua beleza – ou pela falta dela.

Isso porque cientistas colocaram quatro galinhas para reagir a fotos de um rosto feminino dentro dos padrões de beleza – e, depois, uma sequência de rostos com traços exageradamente masculinos e femininos. Como resultado, as galinhas bicaram as telas que exibiam faces mais simétricas, exatas mesmas preferências de pessoas que também passaram pelo teste– o que pode sugerir que galinhas também nutrem uma certa admiração por simetria.

Esta ideia estaria enraizada no próprio sistema nervoso do animal, indo contra a ideia de que somos culturalmente influenciados para admirar faces – ou até mesmo objetos – simétricos.

Mas não é só isso.

Experimentos também já provaram que pintinhos podem julgar distâncias relativas e absolutas a um alimento, mesmo quando tais distâncias sofrem mudanças – e galinhas adultas podem reconhecer outros 30 espécimes individualmente.

Richard Blatchford, cientista de aves da Universidade da Califórnia, explicou à National Geographic que estes animais são de muito bom uso à ciência. “Eles são cognitivamente complexos em certas coisas, e vem sendo usados para estudar cognição animal há muito tempo”, afirmou.

Continua após a publicidade

Publicidade