Limpar a bunda: você está fazendo isso errado
A gente faz isso todo santo dia, mas não é a prática que leva à perfeição. Saiba como se limpar corretamente - pelo bem da sua saúde e do seu bumbum
Inspirado pelo momento em que mais recorro a seus ensinamentos, oh, reto Oráculo, tenho uma pergunta que cala fundo em toda a espécie humana: Como limpar bem a bunda? – pergunta do leitor Alexssander Nascimento, São Luís, MA.
1. Acerte no papel
Escolha um papel higiênico suave e de folha grossa, que rende mais, garante delicadeza e evita ferimentos. Destaque três pedaços e faça duas dobras, deixando espaço para usar as duas faces da folha. Evite papel com cheiro, pois alguns corantes e perfumes podem causar alergias.
Veja como usá-lo corretamente:
- Três folhas é uma medida ideal: não falta nem sobra.
- Dobrando em três, a espessura fica ideal e evita sujar as mãos.
- Desenrole por cima: a ponta do papel fica mais visível e facilita destacar com uma mão só.
2. Senta lá
Assentado é melhor porque os glúteos se afastam. Se o banheiro for sujo e você prefere se limpar sem encostar no assento, vale agachar. Só não limpe em pé, porque as nádegas ficam mais próximas e dificultam o acesso ao “problema”.
3. Fuja da contramão
Faça movimentos suaves, sempre de frente para trás para evitar que as fezes migrem para a zona íntima. No caso das mulheres, em que a uretra é próxima ao ânus, esse deslocamento de bactérias pode causar infecções do trato urinário.
4. Finish it!
Para limpar resquícios de fezes aeradas e moles, o ideal é usar lenços úmidos, daqueles para limpar bebês. Para quem tem bunda peluda, os lencinhos ajudam a desemaranhar. Só não deixe a região úmida para evitar a proliferação de fungos.
5. Lavou tá novo
Se sofrer de hemorroidas, mais comuns em pessoas que defecam fezes duras, ou se tiver sensibilidade anal, o mais conveniente é usar água morna e sabão. O mesmo vale para diarreia: um jato molhado remove melhor e evita irritações.