GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Metafísica

Aristóteles

NOME ORIGINAL – Ta Meta Ta Physika (Grécia)
EDIÇÃO NO BRASIL – Edições Loyola; 2001

 

DO QUE TRATA

Partindo do conceito de ciência como o estudo das causas e princípios de coisas, seres e fenômenos, o filósofo define a metafísica como a ciência mais elevada, pois ela se ocupa de estudar causas e princípios últimos de toda a realidade, todos os seres, sem restrição. Ao contrário das demais ciências, que investigam coisas particulares (como a matemática estuda os números), a metafísica se dedica à substância de todas as coisas. A obra foi editada depois da morte do autor, pelo estudioso Andronico de Rodes.

QUEM ESCREVEU

Aristóteles (384 a.C.-321 a.C.) nasceu na cidade Estagira, na Macedônia, onde morou até os 18 anos, quando se mudou para Atenas. Na capital, freqüentou a Academia de Platão. Lá estudou até a morte do mestre. O filósofo se ocupou da educação do imperador da Macedônia, Alexandre.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

A metafísica aristotélica inaugura a noção do conhecimento como algo global e não compartimentado, fragmentando, conforme as ciências “especializadas” da época costumavam fazer. Assim ele afirma que a realidade no seu todo é passível de ser estudada.

A metafísica é uma compilação de anotações dos discípulos de Aristóteles durante as aulas, e do próprio. A tradução literal do termo, em grego, significa “os escritos que estão catalogados após os da física”.