Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Metrô de Londres proíbe propagandas com “pessoas perfeitas”

Depois de um anúncio que revoltou 70 mil londrinos, prefeito baniu os anúncios com padrões de beleza "pouco representativos".

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 4 nov 2016, 19h15 - Publicado em 1 jul 2016, 21h45

Nada de cinturas finíssimas e barrigas tanquinho: o transporte público de Londres resolveu banir todas as propagandas que mostram padrões pouco realistas de corpo. Qualquer anúncio que mostre corpos perfeitos e difíceis de atingir pela maior parte da população vão ser removidos.

A regra foi aprovada pelo novo prefeito londrino, Sadiq Khan, e começou a valer a partir de hoje para banners e cartazes no metrô e nos ônibus da cidade.

A ideia é, principalmente, evitar que os passageiros sintam vergonha de terem o corpo que tem, segundo a prefeitura.

O movimento que levou à criação da norma começou em abril do ano passado, quando a marca Protein World, de suplementos alimentares, exibiu anúncios com uma modelo de biquíni amarelo que dizia Are you beach body ready? (Você está com o seu “corpo de praia” pronto?).

A propaganda gerou revolta: mais de 70 mil pessoas participaram de um abaixo-assinado contra a empresa. Um protesto foi organizado no Hyde Park, reunindo homens e mulheres com diferentes biotipos, defendendo que todo corpo está pronto para a praia – basta ter um copo e levá-lo à praia.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

A rede de metrô de Londres é uma das mais usadas no mundo e os anúncios lá custam caro. O dinheiro é revertido diretamente para cuidar do transporte público. Com o veto, fica um impasse: será que as empresas vão se adaptar aos anúncios sem corpos “ideais” para manter o acesso ao público gigantesco no metrô ou será que a prefeitura vai ter uma queda na verba publicitária?

Até o momento, o prefeito se manteve firme na decisão de banir esse tipo de anúncio. Segundo a declaração da prefeitura, não dá para o passageiro simplesmente desligar ou virar a página de um anúncio incômodo, como faria na TV ou em uma revista. Por isso, ele quer que a publicidade no espaço público represente os londrinos ao máximo.

Além das restrições publicitárias, o anúncio da Protein World gerou um movimento chamado de #everybodysready (todo mundo/todo corpo está pronto), que celebra todo o tipo de corpo em ambiente praiano – e lembrando a todos de usar filtro solar.

Campanha #everybodysready

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.