O ser humano é o único mamífero que dorme em uma tacada só
Os demais animais picam seu sono ao longo do dia. Coisa que nós também faríamos caso não houvesse a pressão social de se manter de pé em certos horários.
[Esta é uma relíquia: um texto publicado na Super originalmente em 1997. Divirta-se com o túnel do tempo.]
O homem dorme mais ou menos do que os outros mamíferos? Mais do que uns, menos do que outros. Com suas 8 horas diárias de sono, não somosdos mamíferos mais dorminhocos. Ficamos acordados bem mais tempo que o leão, que dorme 18 horas. Mas a campeã da insônia é a girafa, que fecha os olhos apenas 2 horas por dia.
A principal diferença entre os sapiens e os outros mamíferos não está no tempo de descanso, e sim na distribuição desse tempo. “A maior parte dos animais dorme de forma intermitente”, conta o zoólogo Ladislaw Deutsch, da Inpar, uma empresa que constrói zoológicos, em São Paulo. “Cochilam por algum tempo, acordam, espiam para verificar se tem algum predador por perto e voltam ao sono.”
Por isso, são chamados de policíclicos. Por natureza, todos os mamíferos são policíclicos, inclusive nós. “Mas, por motivos sociais, o ser humano acaba concentrando o seu descanso no período da noite”, conta o neurologista Rubens Reimão, do Hospital Albert Eisntein, em São Paulo.
Se fossemos seguir nossos instintos, nós dormiríamos um pouco em cada parte do dia. A soneca depois do almoço é, assim, um costume natural. O ritmo da criança se aproxima do que a natureza manda. Ela dorme várias vezes por dia e só muda a rotina quando começa a ir para a escola.
O repouso dos bichos
Cada espécie precisa de um tempo de descanso diferente:
A girafa é um dos mamíferos que dormem menos. Apenas 2 horas bastam. Se um predador aparecer, ela dispara a 50 quilômetros por hora.
O cavalo também tem um período curto de descanso: 3 horas. Geralmente, cochila em pé e não cai graças a um sistema que trava os joelhos.
A foca passa cochilando quase o mesmo período que o homem. O resto do tempo ela toma sol ou mergulha para buscar comida.
O cachorro repousa cerca de 10 horas diárias. Assim como os gatos domésticos, ele adapta seus horários para acompanhar o ritmo da casa.
Sem predadores à sua espreita (além do homem), o leão tem uma rotina sossegada. Por isso, pode se dar ao luxo de dormir até 18 horas.