Clique e assine a partir de 5,90/mês

O ser humano é o único mamífero que dorme em uma tacada só

Os demais animais picam seu sono ao longo do dia. Coisa que nós também faríamos caso não houvesse a pressão social de se manter de pé em certos horários.

Por Da Redação - Atualizado em 11 set 2020, 12h41 - Publicado em 31 out 1997, 22h00

[Esta é uma relíquia: um texto publicado na Super originalmente em 1997. Divirta-se com o túnel do tempo.]

O homem dorme mais ou menos do que os outros mamíferos? Mais do que uns, menos do que outros. Com suas 8 horas diárias de sono, o homem não é um dos mamíferos mais dorminhocos. Fica acordado bem mais tempo que o leão, que dorme 18 horas. Mas a campeã da insônia é a girafa, que fecha os olhos apenas 2 horas por dia.

A principal diferença entre os homens e os outros mamíferos não está no tempo de descanso. “A maior parte dos animais dorme de forma intermitente”, conta o zoólogo Ladislaw Deutsch, da Inpar, empresa que constrói zoológicos, em São Paulo. “Cochilam por algum tempo, acordam, espiam para verificar se tem algum predador por perto e voltam ao sono.”

Por isso, são chamados de policíclicos. Por natureza, todos os mamíferos são policíclicos, até o homem. “Mas, por motivos sociais, ele acaba concentrando o seu descanso no período da noite”, conta o neurologista Rubens Reimão, do Hospital Albert Eisntein, em São Paulo.

Se fossemos seguir nossos instintos, nós dormiríamos um pouco em cada parte do dia. A soneca depois do almoço é, assim, um costume natural. O ritmo da criança se aproxima do que a natureza manda. Ela dorme várias vezes por dia e só muda a rotina quando começa a ir para a escola.

 

O repouso dos bichos

Cada espécie precisa de um tempo de descanso diferente:

Continua após a publicidade

A girafa é um dos mamíferos que dormem menos. Apenas 2 horas bastam. Se um predador aparecer, ela dispara a 50 quilômetros por hora.

O cavalo também tem um período curto de descanso: 3 horas. Geralmente, cochila em pé e não cai graças a um sistema que trava os joelhos.

A foca passa cochilando quase o mesmo período que o homem. O resto do tempo ela toma sol ou mergulha para buscar comida.

O cachorro repousa cerca de 10 horas diárias. Assim como os gatos domésticos, ele adapta seus horários para acompanhar o ritmo da casa.

Sem predadores à sua espreita (além do homem), o leão tem uma rotina sossegada. Por isso, pode se dar ao luxo de dormir até 18 horas.

 

Continua após a publicidade
Publicidade