PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O logotipo da Coca-Cola nunca mudou

Isso é uma mentira que circula na Internet. Houve várias mudanças, embora não tão radicais quanto as da concorrência

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 25 fev 2011, 22h00

Texto Giselle Hirata

Será que a Coca-Cola virou uma marca tão forte – a mais valiosa do mundo, estimada em US$ 68,5 bilhões – porque seu logotipo continua o mesmo desde a fundação da empresa? Nada a ver. Primeiro, porque o que garante esse valor todo é uma variedade de fatores, entre eles a liderança na venda de refrigerantes ao redor do planeta. Depois, porque é mentira que o logo jamais tenha mudado.

Esse mito, o da imutabilidade do logotipo, surgiu com um e-mail reproduzido em milhares de sites e blogs mundo afora. A mensagem eletrônica comparava a evolução dos logos da Pepsi e da Coca. O primeiro, criado em 1898, teria sofrido várias modificações até aqui. O segundo, por sua vez, permaneceria o mesmo desde que chegou ao mercado, em 1886. A partir dessa comparação, os autores do e-mail sugeriam que a marca Coca-Cola tornou-se tão conhecida graças ao logotipo, cristalizado na mente dos consumidores ao longo de mais de um século.

Acontece que a mensagem eletrônica era falsa! O logo da Coca, sim, passou por várias reformulações – embora sutis – no decorrer dos anos (veja as reproduções ao lado). Nas primeiras décadas do século 20, ele foi desenhado de diferentes formas para rótulos, anúncios impressos e embalagens. Nos anos 40, ganhou uma tipografia mais fina, mantida até hoje. Já nos anos 60, apareceu a ondinha que sublinha a marca. A partir da década de 1980, foram criadas mais algumas variações do logotipo, até que os designers da empresa chegassem à versão mais recente, apresentada ao mercado em 2009.


Uma lorota eletrônica

Compare o e-mail falso que disseminou o mito (à esq.) com a verdadeira evolução das logomarcas da Pepsi e da Coca

Reportagem fotográfica

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.