GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O “Montanha” de GoT é realmente o homem mais forte do mundo

Hafþór Björnsson, ator islandês de 2,06 m e 190 kg, levou o título do principal torneio mundial de força – que envolvia erguer carros e puxar aviões.

Se quiser mesmo matar o irmão, é bom o Cão de Game of Thrones se matricular logo no crossfit: o Montanha, troglodita-mor de Westeros, agora também é oficialmente o homem mais forte do planeta Terra. Neste domingo, Hafþór Júlíus “Thor” Björnsson, o ator islandês de 2,06 m e 190 kg que faz Gregor Clegane na série, ficou no topo do pódio do principal torneio de força bruta do mundo – organizado anualmente desde 1977.

Apropriadamente intitulado The World’s Strongest Man, a competição – que neste ano foi organizada nas Filipinas – envolve provas como correr carregando um saco de 150 kg, fazer agachamentos com um carro nas costas ou até puxar um avião. Nada de teco-teco, claro: um C-130 Hércules, gigante de 30 m que foi por décadas burro de carga da Força Aérea Americana. Veja o vídeo. Björnsson é ativo no Instagram e postou várias fotos ao longo do campeonato. 

A vitória não surpreendeu ninguém: em 2017, 2016 e 2014 o Montanha já havia ficado em segundo lugar. A Islândia é uma vencedora tradicional de concursos de força, e seus atletas já levaram o mundial nove vezes. Com a vitória, Björnsson se tornou a primeira pessoa a ganhar os três principais campeonatos de músculo do mundo no mesmo ano. Em abril, foi medalha de ouro no Arnold Strongman Classic, fundado pelo ator Arnold Schwarzenegger. No mesmo mês, levou o Europe’s Strongest Man.

O guarda costas de Cersei também é famoso por ter batido um recorde de mais de mil anos. Em 2015, deu cinco passos com um mastro de navio de 650 kg nas costas, mais do que os três supostamente dados pelo guerreiro nórdico Orm Storolfson no ano 1000 d.C. O feito rendeu a Björnsson o título de Viking mais forte do mundo.

Reza a lenda Viking que foram necessárias 50 pessoas para colocar a tora nas costas de Storolfson – e que sua coluna se partiu ao meio quando ele tentou dar o quarto passo. O grandão de Game of Thrones, porém, não se abalou. “Hoje fiz história”, afirmou à imprensa na época, “e minha coluna está muito bem”. Boa sorte, Cão. Não tá fácil pra ninguém.