O salvador dos bêbados
Você saiu com o seu carro, tomou umas e outras. E agora? Vai voltar guiando alcoolizado? Largar o carro na rua e voltar de táxi? Existe uma alternativa bem melhor
Pedro Calado, de Londres
No Reino Unido, ir ao pub é um esporte nacional – algo tão popular que lá o consumo de bebida alcoólica per capita é o dobro do Brasil. Para evitar que essa multidão de gente alegrinha tente sair dirigindo e provoque acidentes de trânsito, surgiu uma solução bem inteligente: o serviço Scooter Man. Você liga e vem um sujeito montado numa curiosa minilambreta – ela é desmontada e colocada no porta-malas do seu carro, que o funcionário dirige para levar você em casa (veja no infográfico abaixo).
O serviço, que está disponível na cidade de Londres, tem feito sucesso porque é mais prático e também mais barato do que andar de táxi. “É a melhor maneira de ir embora”, diz o britânico Thomas Fraccers, após chamar o Scooter Man. “Você não precisa se preocupar (em ir buscar seu carro) na manhã do dia seguinte”, diz ele. Os funcionários do Scooter Man são aptos a dirigir qualquer modelo de carro e estão cobertos por um seguro no valor de R$ 140 mil em caso de danos ao veículo do cliente.
Como funciona o serviço Scooter Man
1. O cliente liga para uma central telefônica, que funciona diariamente a partir das 17h (e até 3h da madrugada nos finais de semana).
2. A lambreta tem mais agilidade do que um carro. O “socorro”, então, não costuma demorar mais do que meia hora.
3. Em dois minutos, a motinho é desmontada (basta soltar o garfo frontal) e colocada numa sacola, que vai no porta-malas do carro do cliente.
4. O funcionário assume a direção do carro e leva o cliente pra casa. O serviço custa R$ 95 – ligeiramente menos do que ir e voltar de táxi.
5. Ao chegar à casa do freguês, o funcionário remonta a motinho e vai embora nela. O serviço atende em média 60 chamadas por dia.