Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Oráculo: O calcanhar de Aquiles do Flash

Todas as perguntas do mundo aqui respondidas. Bem, pelo menos sete delas

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 28 jul 2013, 22h00

Edição: Felipe van Deursen Reportagem: Fronteira – Agência de Jornalismo

PROPINATION
Por que os russos andam com câmeras dentro do carro?

Ariana Barba,
Blumenau, SC

Para registrar possíveis acidentes (e comprovar, se for preciso) e para evitar propinas da polícia. As imagens formam provas a favor dos motoristas no caso de abusos policiais – que não são incomuns no país. As câmeras também ajudam a provar se infrações de trânsito ocorreram de fato. “Quando surgiu uma multa mais pesada para atropelamentos, houve pessoas se jogando na frente de um carro em velocidade baixa para exigir dinheiro do motorista. A câmera mostrava se era atropelamento ou armadilha”, explica Gilmar Menezes, diretor da Câmara Brasil-Rússia. Segundo ele, as câmeras melhoraram o comportamento de policiais e motoristas. A chapa é quente na Rússia, amigo. Por isso, você encontra vários vídeos com situações bizarras nas estradas de lá – e até mesmo um meteoro queimando no céu.

VAMPIROLOGIA
Mestre dos magos, revele seus segredos, beber sangue faz bem?

Henrique Possenti,
Toledo, PR

Se fizesse bem, a galera de Crepúsculo se pareceria com jogadores de vôlei de praia e não com, bem, vampiros. Beber sangue pode levar a infecções e ao acúmulo de ferro no organismo, segundo o médico José Mauro Kutner, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Além disso, o sangue não é de fácil digestão e causa náuseas, vômitos e diarreia na maioria das pessoas. Em pequenas quantidades, porém, a ingestão de sangue não traz consequências graves. Caiu no chão e bateu a boca? Engula o choro. E, se engoliu o sangue, tudo bem.

UM PARTO DE VOO
Se um bebê nasce dentro de um avião, qual é a cidade e a data que constará na certidão de nascimento?

Matheus Turolla,
Borborema, SP

Calma, ninguém vai ter um RG que diz que nasceu em “Airbus” ou “Voo da Azul”. Cabe ao comandante dizer o local que o avião sobrevoava na hora do parto. Essa será a cidade natal do bebê. Se não der para definir o lugar, a cidade em que a aeronave pousar será considerada o local de nascimento, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O indicado é procurar o consulado logo após o desembarque, porque o prazo para registro é de cinco dias úteis. É, se transar no avião pode ser um fetiche famoso, parir no meio do voo, pelo visto, é um trabalho do cão.

O DONO DO MUNDO
Se todas as pessoas e empresas do mundo quisessem sacar todo o dinheiro que possuem no mesmo dia, seria possível?

Felipe Barreto,
Brasília, DF

Continua após a publicidade

Impossível. No Brasil, por exemplo, há R$ 195,4 bilhões em cédulas circulando por aí, segundo o Banco Central. Só os depósitos na caderneta de poupança somam bem mais que isso. E ainda há muito dinheiro investido em várias outras aplicações do sistema bancário. Isso se repete em todos os países, afirma o professor de administração do Ibmec/MG Eduardo Coutinho. Então, se você quiser todo seu dinheiro na mesma hora, melhor deixá-lo na caixa do Banco Imobiliário.

ARQUITETURA DA DEPRESSÃO
Ó, grande Oráculo, queria saber por que a altura dos cômodos de uma casa se chama pé-direito?

Guilherme Valim,
Campinas, SP

Por causa de uma unidade de medida de comprimento medieval e exótica, ainda usada por povos como ingleses e americanos, o pé. Sebastião Andrade, professor de engenharia civil da PUC-Rio, explica que o “direito” do nome se refere ao fato de a altura ser feita na vertical, obviamente, em um ângulo reto com o piso. Nada torta, mas direita. Parece piada.

VELOCISTA ESCARLATE
Se o The Flash tropeçasse no meio de uma corrida e caísse no chão, ele morreria com o impacto da queda?

Gabriel Pirow,
Manaus, AM

1. O herói atinge uma velocidade bem próxima à da luz. São quase 300 mil km/s.

2. Se ele tropeçar na velocidade média de uma bala, só 400 m/s, o impacto já seria de 3,2 ton, o que dá três carros médios.

Ou seja, na sua velocidade máxima, ele morreria. Mas, sendo o Bolt dos super-heróis, ele poderia escapar fácil de um tropeção. Pirow?

PÁ PUM
Seria possível registrar uma filha com o mesmo nome da mãe? Um sobrenome com final “Neta”, “Filha”, “Júnia” ou algo parecido? Risos.

Alex Ribeiro Rezende,
Ribeirão Preto, SP

Sim. Basta acrescentar “Neta” ou “Filha” ao final do nome. Agora, “Júnia” não, por favor. Risas.

Continua após a publicidade

Publicidade