Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Papai ou Papão Noel?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 31 mar 2004, 22h00

Paula Ungar

O Papai Noel é um dos personagens mais queridos de nosso planeta. Afinal, ele traz os presentes no Natal e vive para alegrar as crianças, certo? Errado. A julgar por um levantamento realizado em Nova York, ou elas perderam a inocência (e não acreditam mais no Bom Velhinho) ou têm alguma desconfiança com relação àquele senhor de barbas brancas. A conclusão é que a última coisa que os pequenos de fato fazem diante da grande figura de roupas vermelhas é sorrir. O estudo foi coordenado pelo professor John W. Trinkaus, um dedicado pesquisador de questões comportamentais (leia mais sobre ele no texto da página 14).

Para realizar a pesquisa sobre a relação das crianças com o Papai Noel, Trinkaus recrutou um grupo de voluntários, que ficaram de plantão em dois shopping centers e uma loja de Nova York que contrataram atores fantasiados para esquentar as vendas antes do Natal. O método, bastante simples e eficaz, previa que os observadores anotassem, numa planilha, a reação dos pequenos ao ver o Bom Velhinho. Como em todo bom trabalho estatístico, a planilha indicava seis respostas possíveis, numa escala de “animado” até “aterrorizado”, passando por “feliz”, “indiferente”, “hesitante” e “entristecido”. Os números não deixam margem a dúvidas: nada menos que 98% dos 300 meninos e meninas analisados nos dois shoppings ficaram indiferentes ou hesitantes. Na loja, a porcentagem foi apenas ligeiramente menor: 93% de um total de 30 crianças. Nos dois grupos pesquisados, foi registrada apenas uma reação “animada” (confira o resultado completo na tabela da página ao lado).

Apesar da surpresa e de um certo desconforto, o professor John Trinkaus mantém o otimismo com a humanidade. Nem tudo está perdido porque os pais (e outros adultos que acompanhavam as crianças nesse “passeio de sonho”) estavam visivelmente excitados, muito mais alegres que a garotada. Talvez seja a hora de Papai Noel rever uns conceitos de marketing – e mudar de público-alvo.

O bom velhinho não é mais aquele

Diante da figura do Papai Noel, as crianças dos shoppings de Nova York ficaram…

Continua após a publicidade

SHOPPINGLOJA

Animadas0%0%

Felizes1%7%

Indiferentes82%73%

Continua após a publicidade

Hesitantes16%20%

Entristecidas0%0%

Aterrorizadas1%0%

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.