GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pegar ônibus é com o computador

Tomar ônibus errado será cada vez mais raro para quem estiver em Curitiba. A partir de março, a prefeitura da capital paranaense coloca em funcionamento uma série de terminais de computador, instalados em quiosques espalhados pelos pontos estratégicos da cidade, que fornecerão informações precisas sobre as linhas de ônibus da cidade. Para obter as informações desejadas, basta o usuário indicar, tocando com o dedo na tela do computador, o lugar onde está e para onde pretende se dirigir.
Em apenas alguns segundos, a máquina mostra as linhas que poderão servi-lo, indica onde devem ser feitas as baldeações e fornece uma previsão do tempo necessário para se chegar ao destino. Ao mesmo tempo, um mapa da cidade aparece na tela, proporcionando a visualização do trajeto. O projeto, batizado de “Curitiba Rumo ao Ano 2000”, foi desenvolvido por Mauro César Zanella e Mareei Parolin Jackowski, estudantes do curso de Ciência da Computação, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, que pretendem comercializar o software.

Os beneficiados não serão somente os usuários de ônibus. “Além das orientações sobre transportes, os quiosques também poderão indicar os pontos turísticos e os passeios existentes na cidade, fornecerão informações sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e todos os serviços oferecidos pela prefeitura”, diz Francisco Krassuski, assessor de Informática da Prefeitura de Curitiba. Para fazer tudo isso, os quiosques serão equipados com terminais de consulta ou auto-atendimento, como os que fornecem saldo e extrato nas agências bancárias.