Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Pessoas furiosas estão atacando carros autônomos nos EUA

Agressões e surtos marcam os testes com carros robóticos na Califórnia - onde eles têm irritado os outros motoristas por dirigir devagar demais

Por Felipe Sali
Atualizado em 7 mar 2018, 14h11 - Publicado em 7 mar 2018, 14h07

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito no Brasil ocorrem por falha humana. Nos EUA, estudos apontam a mesma coisa. Tendo isso em mente, é de se imaginar que os carros autônomos sejam uma novidade bem vinda. Mas não é isso que está acontecendo na Califórnia, onde têm havido casos de agressão contra veículos do tipo.

Em São Francisco, um homem atravessou a rua assim que avistou um carro autônomo da GM – e, segundo um relatório da empresa, se jogou contra o para-choque traseiro esquerdo do carro. Ninguém se feriu, mas uma das lanternas traseiras foi danificada.

Não muito longe dali, ocorreu outro caso. Assim que um taxista notou que o carro atrás dele era um autônomo, desceu do táxi e socou a janela do passageiro da frente. Novamente, nenhum ser humano foi ferido.

Os carros autônomos têm irritado os motoristas das cidades onde estão sendo testados. É que eles dirigem com extrema  cautela, param completamente em frente a uma placa de “Pare”, são lentos e não reagem a buzinadas. Em suma, não dirigem como humanos – o que incomoda os humanos.

E essa inimizade tende a aumentar, pois os carros robóticos passarão a andar sozinhos. O governo da Califórnia anunciou que, a partir de abril, os carros autônomos serão autorizados a trafegar sem supervisão (hoje eles sempre levam uma pessoa a bordo, pronta a assumir o volante em caso de emergência). Resta saber como os outros motoristas irão reagir a isso.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.