Clique e assine com até 75% de desconto

Por que a luz atrai insetos voadores?

Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 30 jun 1993, 22h00

Os insetos noturnos se orientam pela luz do luar. Por exemplo, quando vão caçar, sabem que têm de voar em uma certa direção com relação à lua para retornar ao seu habitat. Como a lua está muito longe, a distância que o inseto percorre é suficientemente pequena para que seu ângulo em relação a ela não mude. Entretanto, uma fonte luminosa na terra, mais intensa que a luz da lua, acaba por confundi-los. Isso acontece porque, aproximando-se ou afastando-se dessa fonte luminosa, o ângulo irá variar bastante. “Para mantê-lo constante, como faz em relação à lua, o inseto precisa corrigir sua rota de vôo a certos intervalos. Por isso, ele voa em espirais cada vez menores até colidir com a fonte”, explica a entomologista Francisca Carolina do Val, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Geralmente são as mariposas, besouros, formigas aladas e alguns mosquitos, entre outros, as vítimas ideais desse tipo de armadilha.