PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como surgiu o nome “pelada”?

Ao contrário do futebol profissional, a pelada quase não tem regras: uma bola e um mínimo de dois participantes bastam para começar um jogo.

Por Ludmila Amaral
Atualizado em 9 ago 2017, 17h15 - Publicado em 31 ago 2002, 22h00

O termo vem de “péla”, como eram chamadas as bolas de couro ou de borracha. A palavra tem origem em pilella, diminutivo de pila, que, no latim, significa bola ou novelo de lã. “Pode ter havido uma contaminação com ‘pelo’, já que as primeiras bolas de couro ainda tinham muitos deles”, afirma o etimologista Deonísio da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Ao contrário do futebol profissional, a pelada quase não tem regras: uma bola e um mínimo de dois participantes bastam para começar um jogo. O campo pode ser uma praça, um trecho de praia, um terreno baldio ou uma rua de pouco movimento. Geralmente não há goleiros e as balizas são feitas com qualquer objeto que estiver à mão, como pedaços de pau ou camisas enroladas. A divisão dos times segue critérios como “com-camisa versus sem-camisa” ou “casados contra solteiros”. Sem um tempo determinado de duração – a não ser quando se combina um número limite de gols – a bola pode rolar até o escurecer. Juiz, então, nem pensar! Só costumam proibir tocar a bola com a mão e derrubar o adversário.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.