GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Prolegômenos

Ibn Khaldun

NOME ORIGINAL_ Al Muqaddimah (Tunísia)
EDIÇÃO EM INGLÊS_The Muqaddimah: An Introduction to History, Abridged Edition; 1969


DO QUE TRATA

Prolegômenos é a primeira parte de um conjunto de 3 livros escritos pelo grande pensador árabe Ibn Khaldun. Nele, encontram-se pela primeira vez reflexões gerais sobre a história. A obra fala ainda de várias ciências, do Corão, religião, matemática, filosofia, artes, costumes… Além disso, trata-se do mais importante registro do mundo árabe pré-moderno.

QUEM ESCREVEU

Nascido em Túnis, na Tunísia, filho de uma família da elite, Ibn Khaldun (1332-1406) foi um dos primeiros teóricos da história que surgiram no mundo. Trabalhou em muitas cortes e por 2 vezes foi preso. Entre seus trabalhos de maior repercussão, está um sobre a história dos povos berberes. Morreu no Cairo, Egito, onde está sepultado até hoje.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

O livro, apesar de pouco conhecido no Ocidente, é uma referência para historiadores do mundo inteiro e ferramenta fundamental para se compreender as sociedades muçulmanas. Khaldun foi pioneiro em discutir as leis gerais que regem o surgimento e a queda das civilizações. Muitos estudiosos apontam a obra como precursora da moderna historiografia, sociologia e economia.