GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quais são as manias mais comuns?

Rituais de verificação, unhas roídas, mania de limpeza: conheça como se manifestam os transtornos de comportamento mais frequentes na população.

As dez manias mais comuns podem ser divididas em quatro grandes grupos de transtornos reconhecidos pelos manuais psiquiátricos internacionais. Conheça cada uma delas – e com que frequência elas aparecem na população.

Transtorno obsessivo-compulsivo (4% da população)

 (ivan101/iStock)

1. Ablutomania
MANIA DE: limpeza.
SINTOMAS: o medo de contágio faz a pessoa lavar as mãos excessivamente, tomar banhos por horas, usar talheres descartáveis e não tocar em maçanetas.

2. Acribomania
MANIA DE: precisão e organização.
SINTOMAS: arrumação de objetos até uma suposta ordem. Se o sujeito toca algo ou alguém sem querer, sente-se obrigado a tocar com o outro braço.

3. Aritmomania
MANIA DE: contagem ou verificação.
SINTOMAS: repetir tarefas (amarrar os sapatos, ligar a TV) um número exato de vezes. Para o maníaco, isso impede que algo grave aconteça.

4. Colecionismo
MANIA DE: acumular tralhas.
SINTOMAS: o sujeito guarda sem organização coisas sem valor, como caixas e jornais. Muitas vezes, é caso de saúde pública.

Transtorno do controle de impulsos (3% da população)

 (fotyma/iStock)

5. Onicofagia
MANIA DE: roer as unhas.
SINTOMAS: em momentos de nervosismo e tédio, o sujeito rói, morde, mastiga e engole as unhas, e acaba ferindo a pele em volta.

6. Tricotilomania
MANIA DE: arrancar cabelos e pelos.
SINTOMAS: o impulso de arrancar cabelos e pelos da face e do corpo é tão automático que o cara só se dá conta quando existem falhas visíveis.

7. Dermatilomania
MANIA DE: cutucar a própria pele.
SINTOMAS: nesses casos, a fuçação despreocupada pode levar a lesões e cicatrizes. Depois do nervosismo, vem o alívio e, por fim, o arrependimento.

8. Cleptomania
MANIA DE: roubar quinquilharias.
SINTOMAS: não tem a ver com necessidade, mas com o prazer de roubar. Após um tempo, os objetos são dados ou jogados fora.

Hipocondria (2% da população)

 (elenaleonova/iStock)

9. Hipocondria
MANIA DE: doença.
SINTOMAS: qualquer alteração é vista como sinal de doença. Os hipocondríacos vão a vários médicos atrás da confirmação de um diagnóstico imaginário.

 

Transtorno bipolar de humor (1% da população)

 (KatarzynaBialasiewicz/iStock)

10. Megalomania
MANIA DE: poder ou superioridade.
SINTOMAS: costuma ser associada à fase de euforia do transtorno bipolar. O megalomaníaco tende a atribuir a si mesmo grandes feitos.

 

Fontes: Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de Mentes & Manias; Eduardo Aliende Perin, psiquiatra do Ambulatório de Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo da Unifesp; Roseli Gedanke Shavitt, psiquiatra da USP e integrante do Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo; Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV).