Manuela Aquino
…Do beijo?
Nos cultos a Vênus, na Ásia Menor, era a maneira de demonstrar respeito e prestar homenagem à deusa. Na Europa, até o século 16, beijo nos lábios era usado como cumprimento. Também era comum que os servos beijassem as mãos dos reis em sinal de respeito.
…Do abraço?
Ninguém sabe ao certo. Câmara Cascudo, em seu História dos Nosso Gestos, diz que o abraço só surgiu nos estágios avançados da civilização. Segundo ele, povos primitivos não se abraçavam por causa da desconfiança que havia na vida em grupo.
…Da figa?
Começou a ser usada durante orgias religiosas, para representar a união dos órgãos feminino e masculino. Na Europa, se difundiu como algo que afastava a esterilidade e outros tipos de azar. Chegou ao Brasil como amuleto, junto com os portugueses.
…Do aceno?
Agitar as mãos para se despedir ou saudar de longe pessoas queridas teve início na Grécia antiga. O registro mais famoso do gesto é o descrito na Ilíada, de Homero. Ao voltar de uma expedição, Ulisses é recebido assim pelos companheiros de acampamento.
…Do aplauso?
Na Grécia antiga, batia-se os dedos da mão direita na palma da mão esquerda acompanhando o ritmo das músicas. Quando migrou para Roma, o barulho se popularizou e virou uma forma de agradecer e exaltar artistas e políticos
…De mostrar a língua?
Na Ásia, há 10 séculos, a língua para fora ficou popular na hora do insulto. Afinal era um jeito de xingar sem falar palavrão. Até na Bíblia o gesto aparece, nas palavras do profeta Isaías: “Contra quem abriste a boca e deitaste a língua de fora?”.