GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quando o personagem é você

Grurps - livro do role-playing system de Steve Jackson, Devir Livraria Ltda

Em 1974, surgiu nos Estados Unidos um novo tipo de jogo que se tornaria uma paixão para milhões de pessoas em todo o mundo. Era o Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões), que escandalizava os jogadores mais tradicionalista ao propor uma mecânica lúdica que, simplesmente, não necessitava de tabuleiros, cartas ou peças – toda a partida, chamada de “aventura”, se desenvolvia exclusivamente na imaginação dos jogadores. Nessa nova modalidade de jogo, cada participante representava um personagem e interagia com os demais num ambiente previamente imaginado por um dos jogadores, que desempenhava o papel de juiz, apresentando as particularidades do “cenário” e atuando como uma espécie de mediador. 

Ele chamado de mestre, mais os outros, envolviam-se numa criação coletiva, como se estivessem produzindo o roteiro de um história a várias mãos. Os únicos limites eram a coerência com o conjunto de regras e a capacidade de imaginação dos envolvidos. Em quase duas décadas, proliferaram inúmeras outras regras de role-playing-games – ou RPGs, como se tornaram conhecidos – , cada qual destinada a um universo ficcional específico, como, só para citar dois exemplo, o mundo de Star Trek (Jornada nas estrelas) ou de Star Wars (Guerra nas estrelas). 

Gurps, sigle de Generic Universal Role Playing System, também foi criado nos Estados Unidos, no final dos anos 80. Seu criador, Steve Jackson, foi ambicioso: sua meta era, mais que gerar um novo RPG, criar um conjunto de regras que pudesse ser aplicada a qualquer universo ficcional, poupando um grande trabalho aos fãs do gênero ( os RPGs, comparativamente aos jogos tradicionais, têm regras muito mais extensas). O grande sucesso de vendas e os prêmios obtidos fazem supor que ele, no mínimo, chegou perto do seu objetivo. 

Com Gurps, você e seus amigos poderão viver uma aventura aterrorizante na Transilvânia, ou caçar dragões num munbdo medieval fantástico. Poderão fazer uma viagem imprevisível pelas galáxias, pilotando uma nave do futuro, ou até mesmo um prosaico passeio noturno pela Baixada Fluminense ( em certo sentido, bem menos imprevisível) – ou o que mais sua imaginação sugerir. Gurps pode ser adquirido diretamente na Livraria Devir, Rua Augusto de Toledo, 83, São Paulo, CEP 01542; telefone: 278-0384.