GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quanto mais gente melhor

Uno - jogo para dois a dez participantes, produzido pela Companhia Paulista de Papéis e Artes Gráficas (Copag).

Quem gosta de reunir muita gente para jogar defronta-se invariavelmente com o pequeno número de opções para mais de seis participantes. Os grupos mais experientes já sabe que uma alternativa sempre à mão é o famoso oito maluco,um jogo simples mas muito dinâmico, que inclusive vai muito bem como a entrada ou sobremesa de algum outro jogo, escolhido como o prato da noite. O oito maluco, para quem não se lembra, é um jogo que pertence a uma família de jogos de baralho chamado stop, cujos membros têm uma característica em comum: os jogadores descartam uma carta por vez e, quando não conseguem fazê-lo, são obrigados a comprar cartas, ganhando a partida o primeiro a se livrar de todas elas. 

Uno é da mesma família, embora mais assemelhado a outro primo, o mau-mau. Os descartes têm de combinar em número ou em cor a última carta jogada. Desde que cumpram essa condição básica, os participantes podem jogar cartas especiais que alteram o desenvolvimento normal da partida. Umas invertem o sentido do jogo, outras fazem o próximo perder a vez, outras obrigam um oponente a fazer compras, etc. Manejando inteligentemente suas cartas, o jogador aumenta as chances de vitória. É fácil, rápido e divertido. Uno fez muito sucesso nos Estados Unidos, no início dos anos 80, quando até camisetas com o logotipo do jogo eram vendidas por via postal. 

Por se tratar de um jogo de cartas, Uno, não poderia ser melhor produzido no Brasil do que pela Copag, cuja qualidade gráfica coloca seus baralhos em nível internacional. Nada a ver com as cartas mal cortadas e produzidas em cartão inadequado, que infelizmente, são tão comuns no nosso mercado de jogos (já vi baralhos que tinham de ser embaralhados sobre a mesa, como um dominó, caso contrário corria-se o risco de dividir cada carta em duas, descascando-a). Para os papais e mamães jogadores uma dica: Uno é excelente introdução aos jogos de cartas, facilmente assimilável por quem está em idade de alfabetização.