Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Quanto você ganha escavando seu quintal?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 31 Maio 2005, 22h00

Marcelo Bortoloti

Se achar petróleo: 0,5% a 1%

Leve uma amostra do produto à Agência Nacional do Petróleo (ANP). Se for mesmo petróleo, o órgão envia técnicos ao local para verificar a viabilidade da exploração. Se a área for aprovada, entra numa rodada de licitações da ANP. A empresa vitoriosa tem direito a explorar o terreno por 35 anos e fica responsável por lhe pagar a sua parte.

Se achar ouro: 0,5%

Qualquer um pode explorar ouro, prata, esmeralda, diamante ou rubi, desde que faça uma solicitação ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A concessão é de quem pedir primeiro. Ou seja, se o vizinho descobrir a mina de ouro no seu quintal, pode fazer o pedido na frente, explorar o seu tesouro e lhe pagar só 0,5% da produção.

Continua após a publicidade

Se achar ferro: 1%

O procedimento é o mesmo do ouro. A exploração exige no mínimo 3 anos de pesquisa e investimentos de até 100 milhões de dólares. O proprietário da superfície – no Brasil, você só é dono do solo, tudo que está embaixo é do governo – pode brigar na justiça pelo tamanho da indenização, mas não tem direito de impedir a exploração.

Se achar água: 1%

Continua após a publicidade

O procedimento para explorar lençóis de água também é o mesmo do ouro ou ferro. O DNPM tem de ser notificado da existência de qualquer poço que esteja em atividade. Por ser um artigo de menor valor, a fiscalização da água é mais branda. Mas não se engane: ao furar um poço no seu quintal você estará surrupiando a União.

Se achar urânio: 0%

Temos uma das maiores reservas de urânio do mundo, mas a exploração é monopólio da INB – Indústrias Nucleares do Brasil. A estatal pode desapropriar seu terreno e você não leva nada. Ou seja, é bom pensar duas vezes quando encontrar um tesouro no seu quintal. Talvez valha mais a pena enterrá-lo de volta.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.